ENTRE EM CONTATO

Duque de Caxias, nº 380
Bairro Rosário - Santa Maria - RS
(55) 3217-6600
grupotui@yahoo.com.br



"Um povo que não ajuda ou não fomenta seu teatro, se não está morto, está moribundo."

Garcia Lorca

terça-feira, 21 de agosto de 2007

UM POUCO MAIS SOBRE O TUI

PROPOSTA DE UM NOVO ESPAÇO CULTURAL

Santa Maria possui um imenso potencial de produção cultural em suas mais variadas áreas, porém, a cidade necessita de mais locais nos quais tais produções possam ser demonstradas, pois atualmente poucos locais estão aptos para receber apresentações artísticas de forma rotineira, sendo que, os grupos de Teatro, Dança, os Corais e demais utilizadores destes espaços, acabam por usá-los uma ou duas vezes por ano, sendo obrigados a sair de Santa Maria em busca de outros espaços. Este foi o principal fator que levou os integrantes do TUI a planejar um novo espaço cultural.
A proposta deste espaço é possibilitar à comunidade artística de Santa Maria, um local acessível e estruturado para que possam ser realizadas exposições de arte, recitais de música, temporadas de apresentações de espetáculos teatrais, oficinas de aperfeiçoamento para profissionais e demais interessados, permanecendo ainda com as atividades que já eram desenvolvidas anteriormente (oficinas teatrais abertas à comunidade, projetos próprios e locação para ensaios).

ESTRUTURA DO ESPAÇO CULTURAL

O espaço cultural, ainda em reformas, conta com uma Sala de Espetáculos, que provavelmente se chamará “Sala de Espetáculos Clênio Faccin”, composta por arquibancada com capacidade atual para cerca de oitenta (80) pessoas, com ampliação já prevista para cem (100) pessoas, possui equipamento de som e luz, palco italiano com aproximadamente 8 metros de profundidade por 7 metros de largura e camarim. Contará ainda com uma sala de apoio, que será utilizada para ensaios, cursos de aperfeiçoamento e exposições de artes.

DADOS GERAIS DA REFORMA

O principal idealizador foi Clênio Faccin, que muitos anos atrás, já tinha intenção de transformar a sede do TUI em um espaço cultural.
Após juntar alguns recursos financeiros mínimos, oriundos do próprio grupo, no mês de Janeiro de 2004, os integrantes Luiz Fernando Oliveira Marques, Cristiano Bittencourt e Francisco André Fleig, deram início as reformas necessárias. Em fevereiro juntaram-se a eles Ricardo Martel e Luciano Gabbi. A previsão é de que o término do espaço cultural e posterior liberação para abertura ao público ocorra até o início de 2008.
O grupo busca parcerias e apoios para as obras e está aberto para maiores informações sobre o espaço.

Nenhum comentário: